domingo, 13 de dezembro de 2009

O Meio Ambiente e a Política


Ilustres Visitantes,

Em meu primeiro post aqui no Blogspot não poderia deixar de tratar de um tema visceral para o futuro da espécie humana e de todas as formas de vida na terra: o Meio Ambiente. Esta escolha se deve a minha formação acadêmica, e a minha atuação politico-partidária, onde o meio ambiente é a minha bandeira. Atualmente sou presidente do Movimento Ambiental Republicano (MAR) do Partido da República.

Como orientação trabalhamos o conceito de Meio Ambiente como sendo tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Estas condições incluem solo, clima, recursos hidricos, ar, nutrientes e os outros organismos.

Apesar de sua importância para a vida na terra, as preocupações com o meio ambiente quase não tinham lugar a 20 anos atrás. Hoje, o cenário é diferente pois com o agravamento do aquecimento global e todas as suas consequências, a comunidade internacional aos poucos começam a despertar para a importância do assunto. A Conferência de Copenhague é um novo esforço para tentar conter o aumento do clima no planeta.

No Brasil, o Meio Ambiente não é levado a sério. A devastação da floresta amazônica continua crescendo, e o governo federal não cumpre as metas de contenção da devastação. O incentivo ao transporte individual em detrimento ao transporte público causa a poluição, o aumento de consumo de combustível fóssil, além do crescimento dos engarrafamentos. A desertificação do solo causa o abandono das terras no Nordeste. No Sul, tufões, furacões e outros eventos naturais nunca visto antes, hoje são cada vez mais comuns. No Sudeste, o maior problema da região é o crescimento urbano desordenado o que provoca a deterioração progressiva dos rios, da mata atlântica, das encostas e por consequência a saúde da população piora. Vários animais já estão extintos, e outros tantos estão ameaçados. Existe, incontáveis outros problemas, mas vou para por aqui.

Contudo, acreditamos que um outro país aunda é possível. Sobretudo, porque a população brasileira é capaz de reverter situações desfavoráveis, e se destaca como um povo que não desiste nunca. E qual é o caminho?

Acreditamos que é pela POLITICA, o caminho a ser trilhado para sensibilizarmos a população, e alterarmos o cenário atual de inércia dos governantes brasileiros. O PV foi o precursor e o meio ambiente é sua principal bandeira ideológica, conttudo sua atuação émuito limitada.

Nossa experiência é diferente. Como militante político atuei no partido para criar um movimento social ambiental, capaz de fazer a interlocução entre a sociedade civil e o partido político. Assim, as demandas ambientais são encaminhadas pelo movimento social ambiental ao poder executivo e legislativo, sobretudo aos representantes do partido eleitos.

Desta forma, participei da criação do PMDB SOCIOAMBIENTAL-RJ, e fui seu primeiro presidente. Demos uma importante contribuição para a sociedade, pois fizemos diligentemente o tratamento das demandas ambientais e o seu encaminhamento. É verdade, que a relação com o Governo Cabral e com alguns parlamentares do PMDB foi muito limitada, haja vista sua absoluta debilidade para o tema.

Em Julho, recebi o convite para ir para o Partido da República, acompanhando a equipe que deixou o PMDB para caminhar junto com o ex-Governador Garotinho. Ressalto que o Garotnho sempre foi o nosso principal norte político no PMDB, e desde o inicio foi um grande incentivador do movimento ambiental, e sempre demonstrou ser um político sensível a questão ambiental, tendo grande feitos no setor quando foi governador.

Já no PR, participei da criação do Movimento Ambiental Republicano, onde ocupo o cargo de Presidente. Já realizamos algumas ações e muitas outras estão a caminho. E deixo registrado aqui o agradecimento a equipe do Instituto Republicano, ao Prof. Fernando Peregrino e ao Nayt Jr pelo apoio irrestrito que dão ao Movimento Ambiental.

Nosso Programa Ambiental cumpre função republicana, destinando-se, sobretudo, ao fortalecimento da democracia por meio do aperfeiçoamento crescente da instituição e das funções do Estado.

Por fim, faço aqui o convite para vc vir participar desta empreitada ambiental com a gente. Estamos aguardando sua participação,pois quanto mais colaborações tivermos mais teremos a somar para o Meio Ambiente.


Saudações Republicanas,
Fernando Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.