quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Voto Facultativo x Voto Obrigatório - o voto é a voz do povo



Ilustres eleitores/as,

Mais uma vez estamos num ano eleitoral. E uma discussão que sempre volta a tona em anos com eleições é a inesgotável polêmica sobre o voto facultativo X voto obrigatório. Logo não podemos fugir desta discussão.

Numa democracia pode-se ver o voto facultativo como mais adequado do que o voto obrigatório, já que o primeiro dá o direito de escolha às pessoas para votarem ou não. No entanto, esses dois tipos de votos apresentam prós e contras.

No Brasil, o sistema vigente é o voto obrigatório, o qual o eleitor não pode se escusar, sem justo motivo, a emitir seu voto, sendo-lhe aplicadas sanções pela falta injustificada.

Uma desvantagem do voto obrigatório é que muitas pessoas votam apenas pela obrigação, sem ao menos se inteirar da política dos candidatos. Além disso, os políticos se aproveitam das pessoas mais pobres e menos informadas para lhes oferecerem algo em troca de seus votos. Podendo este ser muito grave num país como o Brasil, devido a grande quantidade de pobres e analfabetos. Deste modo está claro porque os políticos apóiam o voto obrigatório, pois quando candidatos podem se favorecer através deste tipo de voto.

Já o voto facultativo acarreta em muitas perdas de votos, pois as pessoas deixariam de votar por causa do desestímulo, devido as mais variadas causas. No Brasil, caso houvesse este tipo de voto, estas causas seriam, talvez, a tamanha corrupção, a dificuldade de acesso às áreas de votação, por exemplo, na Região Norte pois há que se atravessar, muitas vezes, matas e rios, ou mesmo o desinteresse pela política. Porém, é melhor alguns votos com consciência do que muitos, onde diversos são "comprados", "desperdiçados" (brancos e nulos) ou inconscientes.

Seja qual for a conclusão que chegamos, uma verdade absoluta se impôe: o voto é a arma mais poderosa que a população possui para construir uma nação mais próspera, justa e igualitária. Pelos menos é este o instrumento da Democracia...

Assim, chegamos a conclusão que o voto é a voz do povo, e desta forma ele deve ser respeitado e cumprido. O que talvez possa ser alterado é o nível cultural dos eleitores, e assim ele possam escolher melhores os políticos que receberão o seu voto.

Comentem e divulguem este post.

Saudações Republicanas,
Fernando Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.